sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ONDE ENCONTRAR ESSA TAL FELICIDADE?

"A felicidade é como a pluma/ que o vento vai levando pelo ar/ voa tão leve/ mas tem a vida breve/ precisa que haja vento sem parar" Nos idos dos anos 60, Vinicius de Moraes escreveu esse belo poema/letra de música, em que fala da velha dualidade tristeza x felicidade. O ser humano passa a vida inteira tentando ser feliz, e esta semana, Cris Carvalho perguntou: "onde anda essa tal felicidade?" Aqui, o que a turma do Espaço Sagrado respondeu ou traduziu em textos e poemas de outros autores.

Muita gente acha que a felicidade é difícil, quase impossível...porque coloca seus sonhos lá na frente, bem longe de si mesmo... A Felicidade está em aceitar-se como você é!, aceitar o que você tem, é buscar ter mais sempre com serenidade.
A Felicidade é simples e está em você, não transfira para ninguém a responsabilidade de te fazer feliz... isso é com você!(Paulo Gaefke)

O sofrimento, tanto quanto a felicidade, são sentimentos subjetivos. Enquanto para uns a unha mal formada é motivo para a exteriorização de complexos, outros vivem na plenitude da vida com uma deficiência física. Embora tendo todo o conforto, às vezes até em excesso, algumas pessoas buscam nos psicólogos a solução para sua tristeza e frustração, outros, mesmo na pobreza material, são alegres.
O entendimento das Lei Divinas é que proporciona ao homem maior ou menor sofrimento em sua vida, como nos diz Allan Kardec: "O resultado da maneira espiritual de encarar a vida é a diminuição da importância das coisas mundanas, a moderação dos desejos humanos, fazendo o homem contentar-se com a sua posição, sem invejar a dos outros, e sentir menos os seus reveses e decepções. Ele adquire, assim, uma calma e uma resignação tão úteis à saúde do corpo como à da alma, enquanto com a inveja, o ciúme e a ambição, entrega-se voluntariamente à tortura, aumentando as misérias e as angústias de sua curta existência".
A felicidade não é deste mundo, diz o Eclesiastes, pois a verdadeira felicidade, resultado da superioridade moral e intelectual, só será alcançada quando o homem não procurar elevar-se sobre seu semelhante, mas sobre si mesmo aperfeiçoando-se. Deve o homem, portanto, buscar o esclarecimento das verdades divinas para compreender o processo de sua criação e objetivos. Sendo Espírito imortal e criado à imagem e semelhança de Deus está pois destinado à felicidade plena que só será alcançada com seu aperfeiçoamento moral. (Dalmo Martins Ramos)

Podemos encontrar a felicidade em tudo.... em pequenos gestos, em fazer algo que se gosta, em doar um presente, em ganhar um sorriso... Devemos aproveitar momentos que nos façam felizes.. todos eles... basta curtir cada gesto, palavra e extrair
momentos felizes. A felicidade nunca é completa, nem poderia, senão não haveriam mais momentos assim adiante....
E ela não é eterna.... voce deve saber buscá-la em tudo que o rodeia.... ela passa, fica um pouco, te traz momentos maravilhosos.... e se vai, vai para o seu próximo, para que ele também seja feliz...... depois de longas voltas, ela retorna e bate á sua porta novamente.....A felicidade está onde voce estiver... Basta abraçá-la e curtir estes momentos....Desejo que voce seja feliz hoje e sempre, e que quando a tal felicidade bater, abra as portas do seu coração..... basta um sorriso.... (Cristal - depoimento pessoal)

O Que é? É o VIVER consciente de que somos responsáveis, por meio da escolha do nosso pensar e agir, por todas as coisas, boas ou ruins, que nos acontecem... É o SER conhecedor de nossas limitações e capacidades e das limitações e capacidades de tudo e de todos com quem "com-vivemos"... É o ESTAR aberto às mudanças e ao aprendizado por elas demandado... É o TER a capacidade de amar a tudo e a todos incondicionalmente ... sendo que a base desse amor, é o amor que temos por nós mesmos...Onde Encontrá-la? Dentro da gente... claro!!! (Eliane - depoimento pessoal)

A felicidade não está como muitos pensam na obtenção de riquezas materiais. Ou na maneira como queremos ser tratados pelos outros. Ela é sempre perseguida por qualquer ser humano, e deve sê-lo, arduamente!! É um estado de espírito. Deve ser cultivada, regada, acariciada, polida..devemos revisar constantemente nossos valores internos e nos entendermos.
Alguns pensam que, por exemplo, só serão felizes se determinada pessoa corresponder ao seu amor. Doce ilusão. A felicidade não depende de fatores exteriores, mas principalmente de nós mesmos, de nosso modo de encarar a vida, seus obstáculos, degraus, nossas quedas, nossos fracassos e vitórias. Uma frase que ouvi l dia de minha mãe: "Sua felicidade só depende de você!" muitos anos atrás. Eu não acreditei muito, na época, mas o próprio mundo encarregou-se de me ensinar que era a mais pura verdade. Se alguém acha que só será feliz se fulano corresponder ao seu amor, não sabe ser feliz. Ou se ganhar rios de dinheiro, também viverá em ilusão. Em primeiro lugar, temos que nos amar, nos respeitar, até chegarmos à conclusão de que só nós somos os responsáveis por nossa felicidade e que ela independe de outrem. (Fatima França - depoimento pessoal)

sua felicidade nao esta em outro pedaço
ela esta no seu entorno
tão junto que voce pode nem a ver
se voce nao olhar para seu lado (Joe)

A felicidade está na sua capacidade de se realizar
Cada realização é uma felicidade, uma alegria
Ao ser reconhecido, validado, é uma felicidade
Seja no trabalho, seja no amor, seja como Ser (Joe)

Acordar e descobrir que está atrasado... mas ter certeza de que tem um emprego! Ver a caixa do correio cheia de contas... Mas receber uma carta de um amigo! Ter um monte de recados na secretária do celular...Mas no meio deles, um que diz: "Me liga, tô com saudades!" Ver que no almoço tem salada de agrião... Mas o prato principal está apetitoso e é o seu preferido! Estar num engarrafamento... Mas dentro do seu próprio carro, totalmente pago! Brigar com seu cachorro porque ele comeu seu sapato... Mas ser recebido por ele quando você chega em casa com muita alegria...todos os dias! É chegar em casa exausto... Mas ainda assim se sentir feliz por saber que você é amado pela sua família, por seus amigos e por Deus! Enfim, ser feliz é ter um monte de problemas, mas ser capaz de sorrir com as pequenas coisas do dia-a-dia! E descobrir que podemos ser felizes se quisermos! (james pinheiro)

Quando as pessoas compreenderem que o mundo não é para ser DISPUTADO palmo a palmo, mas sim COMPARTILHADO, quando deixarem de lado o DESEJO DE SER "o centro das atenções", talvez entendam que a HUMILDADE é privilégio dos grandes, e apenas os MEDÍOCRES não sabem disso. Aprendendo a RESPEITAR as pessoas, as plantas e os bichos como obras da mesma natureza que o fez, o indivíduo cresce espiritualmente e melhora tanto como pessoa, que não lhe sobra tempo para CRITICAR outras pessoas. CAMINHAR ao lado de um amigo, SORRIR inúmeras vezes por dia, FALAR sempre de coisas boas, procurar conhecer o lado BOM das pessoas ESQUECER os erros do passado. CAIR (mas levantar sempre), SORRIR (mesmo diante de uma negativa), IRRITAR-SE em certas horas, mas procurar REVERTER isso imediatamente, REPUDIAR a inveja e a ingratidão são atitudes que tornam nossa vida melhor, porém são extremamente difíceis de seguir. É uma questão de APRENDIZADO, não acontece de forma repentina. Mas... vale a pena tentar! O indivíduo que consegue inserir em sua vida a prática cotidiana de atitudes POSITIVAS, não se torna apenas o MELHOR amigo, o MELHOR pai, o MELHOR chefe e a MELHOR companhia. Não faz apenas a FELICIDADE dos outros, mas torna-se VERDADEIRAMENTE feliz. Sua vida NÃO se transforma num FARDO A CARREGAR, cada vez mais pesado, sempre acrescido das desgraças vividas. Ela se torna uma caminhada TRANQÜILA, INESQUECÍVEL, GRATIFICANTE E FELIZ. (Marcos Xamã46)

A felicidade depende mais do estado de espírito do que das circunstâncias exteriores. (Orison Marden)

Muitos de nós nos questionamos onde está a verdadeira felicidade. Estará na riqueza? Na ociosidade? Na vida desonesta? Nos prazeres da sexualidade? Na comida? Na bebida? Na companhia de homens ou mulheres bonitas? Nas viagens? No alto salário que recebemos? Na posição social que ocupamos? Enfim, por mais que você tenha todas as qualificações acima, ou quase todas, você nunca será realmente feliz, pois a verdadeira felicidade, não se encontra aqui, no mundo material, pelo menos no atual estágio do nosso planeta. Por que não encontramos esta felicidade? Porque ainda somos muito egoístas e orgulhosos. Quando nos esforçarmos em corrigir nossos defeitos, quando nos propusermos a seguir os ensinos de Jesus, quando deixarmos de pensar em nossa felicidade, e passarmos a nos preocupar com a felicidade do próximo, aí sim, tudo ficará mais fácil, e encontraremos a verdadeira felicidade. (José Henrique Baldin)

Para mim FELICIDADE esta no interior não so no meu meu Fisico como no Profundo aquietar-me diante dessa Magestade no meu EU SOU que eu chamo de varias maneiras ; Deus , Vida, Amor AMOR por sua vez e o Perdão, Humildade, e Paz. Felicidade e tambem saber que tudo posso mas nem tudo e necessario. Felicidade e tambem saber que tudo posso alcancar mas nem tudo mais me interessa. Sobretudo Felicidade esta dentro quando calamos a voz do Ego e da Razão para senti-LA. (Mary Roth, depoimento pessoal)

Um louco sentimento chamado felicidade

Fatima Dannemann

Lembro de quando eu estive em Trancoso, no Sul da Bahia. Era um dia de sol, típico de verão. Depois de percorrer o povoado, parei no alto da falésia e contemplei o mar e o mundo que via lá do alto. De repente, abri os braços e gritei: “Lindo! Eu mereço> Valeu, Deus, obrigada! Eu mereço mesmo ver tudo isso”. Pedi ao fotógrafo que me beliscasse e comecei a dançar e cantar ali mesmo tentando me sentir como os velhos tupinambás que Cabral encontrou quando descobriu o Brasil aportando alguns quilômetros acima. Tudo muito lindo e eu cantando uma canção dos iroqueses americanos (ou tentando alguma coisa parecida com aquilo) agradecendo aos céus e pedindo bênçãos para os donos do jornal onde eu trabalhava. Ouvi do fotógrafo: “pirou, foi”.
Nada disso. Mas quem é ou está feliz vai sempre parecer louco justamente por enxergar o mundo como ele é, em ver a beleza até onde a beleza não existe. É como na velha música de Rita Lee, “mais louco é quem não é feliz”. Esse estado que parece insanidade, mas não é, acontece, senão indefinidamente, mas em muitos momentos da vida. E quando acontece, nada nos abala. É o que os budistas chamam nirvana. Um estado de ausência de sofrimento, de paz absoluta e profunda. Algo que é impossível ser traduzido em palavras.
Momentos como o que vivi em Trancoso acabam sendo perenizados através das lembranças e nos dão força para segurar a barra em ocasiões nem tão felizes. Força sim, pois é só lembrar que a vida é cíclica, que a todo momento estamos entre o sansara e o nirvana, e que tudo pode ser necessário, mas tudo passa um dia. Assim como a viagem para Trancoso acabou, sofrimentos também se esvaem, por mais que estes pareçam eternos quando estamos envolvidos nos problemas. Mas, dos bons momentos ficam as lembranças e as fotografias. E dos maus momentos... Bom, traumas podem ser curados, ainda bem.
Mas, se felicidade é loucura, andando pelo mundo encontrei gente ainda mais louca do que eu em Trancoso. Conheço um rapaz, por exemplo, que ganhava pouco, trabalhava demais e um belo dia descobriu que tinha um vírus, tipo o da AIDS mas que deixa a pessoa inválida. Precisou se aposentar e ganha uma merreca. Mas nunca deixou de estampar um sorriso, de ser gentil com as pessoas e nunca se queixou. Pelo contrário. Diz que tem certeza que um dia vai ficar bom (os médicos dizem que não) e que se não ficar bom, ele vai trabalhar até quando agüentar “e tentar fazer um pé de meia”. Nem a mulher ter largado ele tirou o bom humor. “Eu arrumo outra”.
Quem duvida que gente pobre, pobre de marre, marre, marre pode ser feliz, viaje comigo e eu levo, não só a Trancoso, claro, mas a lugares tipo onde Judas perdeu as botas. Num desses lugares, Lage dos Negros, no norte da Bahia, não havia luz, água encanada, o lugar é considerado barra pesada por causa do tráfico de droga e ao ver carro esquisito, pessoas de bem da região se trancam dentro de casa pois ou é a polícia ou são os bandidos. Mas, nesse “buraco”, encontrei um velhinho super de bem com a vida. Tomamos algumas cervejas e o velho contou que não sentia falta de água ou luz ou qualquer outro conforto “civilizado”. “Não sei pra que? Tenho o mundão de Deus, a luz das estrelas, a água do rio, a comida que eu mesmo planto e o resto pego aqui no armazém. Quando tenho dinheiro pago, quando não tenho compro fiado e assim vou levando”.
Criou-se uma idéia errônea de que quem sofre, padece, quem traz uma história de vida cheia de mancadas do destino é “melhor” do que quem está feliz. Não é bem assim. O sofrimento em excesso, a dor incurada, pode endurecer o coração das pessoas e revelar seus piores instintos. Ser feliz não é pecado. Nem é loucura. E melhor que tudo: é perfeitamente possível e está ao alcance de todos os seres humanos de forma indistinta. Tal estado faz com que os felizes pareçam loucos embora eles sejam mais lúcidos do que quem não está tão feliz ou quem não se permite ser feliz (tem muito disso. Repressões, comportamentos sociais padronizados e outras balelas mais). Criou-se uma idéia errônea de que quem sofre, padece, quem traz uma história de vida cheia de mancadas do destino é “melhor” do que quem está feliz. Não é bem assim. O sofrimento em excesso, a dor incurada, pode endurecer o coração das pessoas e revelar seus piores instintos. Ser feliz não é pecado. Nem é loucura. E melhor que tudo: é perfeitamente possível e está ao alcance de todos os seres humanos de forma indistinta.

- texto de 1 de jyunho de 2003 para a lista Espaço Sagrado, do yahoogrupos

Nenhum comentário:

Postar um comentário